O SAGE é um sistema SCADA/EMS (Supervisory Control and Data Acquisition/Energy Management System) de grande porte e alto desempenho, desenvolvido e constantemente atualizado pelo Cepel. É utilizado por dezenas de concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil, em especial as empresas fundadoras do Cepel (Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul), além do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em todos os seus centros de controle. Sua arquitetura modular permite sua adequada customização para que possa ser utilizado seja como um gateway de comunicação, como um concentrador de dados de um sistema de distribuição, como um supervisório local ou regional, como um centro de operação de sistema ou, ainda, como um sistema “multi-site”, composto por vários centros de controle sincronizados e redundantes.

O SAGE implementa as funções de aquisição, tratamento e distribuição de dados do sistema elétrico (SCADA), além de prover suporte a múltiplos protocolos de aquisição e distribuição. A comunicação de dados é desempenhada por módulos, todos eles nativos ao sistema, que permitem sua ligação com uma variedade de equipamentos de campo (IEDs, ­UTRs) e com centros de controle regionais ou de sistema (COR ou COS) através de protocolos padronizados, tais como OPC UA (IEC 62541), IEC 61850, ICCP (IEC 60870-6 TASE 2), IEEE C37.118, IEC 60870-5-104, IEC 60870-5-101, DNP 3.0 serial ou TCP , Open-ModBus TCP, SNMP, entre outros.

Baseado na extensa experiência do Cepel no desenvolvimento de algoritmos para a análise de redes elétricas, o SAGE implementa um conjunto completo e robusto de funções EMS (Energy Management System), dedicadas a determinar e monitorar a condição operativa corrente do sistema elétrico em tempo real. As mesmas funções estão também disponíveis aos usuários em modo de estudo, permitindo a simulação e/ou análise de uma condição operativa passada, corrente ou postulada. Nos dois modos de operação, o módulo EMS dispõe de ferramentas para a análise da segurança operativa do sistema, bem como de ferramentas de otimização destinadas a auxiliar o usuário na tomada de decisões, sugerindo medidas corretivas e/ou preventivas.

O SAGE é um sistema desenvolvido com base em conceitos de sistemas distribuídos e expansíveis. Como tal, o sistema tem sido constantemente expandido através da adição de novos módulos de software. As necessidades de aumento da capacidade computacional são atendidas pela simples incorporação de servidores adicionais à sua infraestrutura e subsequente reconfiguração do sistema.

Diversos outros módulos compõem a solução SAGE, tais como: Sistema de Controle de Geração (CAG), sistema de Armazenamento Histórico de longo prazo (BDH), Interface Gráfica (IHM), suporte a sistemas multi-site com facilidades para sincronização de dados e contingenciamento entre centros de controle, interface orientada a serviços (SOA) para conexão com aplicações externas, suporte de múltiplos perfis de usuário, integração com sistemas de segurança eletrônica, entre outros.

O SAGE implementa a solução-núcleo de tempo real da Rede de Gerenciamento de Energia do ONS (REGER), sistema especificado pelo ONS para suportar as ações de operação em tempo real de todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), desenvolvido e fornecido por um consórcio formado pelo Cepel e pela Siemens e que traz uma série de recursos e funcionalidades modernas e inovadoras num sistema de grande porte e altíssima responsabilidade.