Srs. Usuários,

O CEPEL identificou dois problemas no procedimento instala_tz, ambos corrigidos na versão 2.0 desse procedimento, distribuída a partir do update 27-17 do SAGE, e também disponível no link patch_instala_tz_2.0.tar.gz incluído abaixo.

Para sistemas anteriores ao update 27-17, é mandatória a instalação deste patch, assim como é mandatória a execução do instala_tz 2.0 em todos os sistemas SAGE-Linux nos quais uma versão anterior do procedimento instala_tz já tenha sido executada, pelo menos uma vez no passado.

Portanto, nos sistemas anteriores ao update 27-17, em qualquer versão do sistema operacional Linux e qualquer versão do SAGE (update 23 ou 27), o patch deverá ser descompactado e expandido a partir do diretório $SAGE.

Adicionalmente, naqueles sistemas onde versões anteriores do instala_tz já tenham sido executadas pelo menos uma vez, essa versão 2.0 deverá ser executada a partir do diretório $SAGE/drivers.

Veja na descrição dos problemas a seguir, como identificar se em uma determinada instalação do SAGE será mandatória a execução da versão 2.0 do instala_tz.

Descrição dos Problemas

Problema 1

O primeiro dos problemas refere-se a qualquer instalação onde uma versão anterior do instala_tz tenha sido usada.

Foi constatado que o procedimento instala_tz estava apagando as programações de horários de verão passadas e futuras relativas a data de utilização do procedimento.

Ou seja, se o procedimento instala_tz foi usado para configurar as datas para entrada/saída do horário de verão, de qualquer ano no passado, foram apagados todos os registros de mudanças de horário de verão ocorridos nos anos anteriores, úteis para consulta em bases de dados históricas, assim como os registros relativos aos anos subsequentes, que permitiriam que não fosse mais necessária a utilização do procedimento instala_tz nos anos posteriores ao do Decrto-Lei 6.558 de 08/09/2008 (transcrito abaixo), sempre que as datas previstas no referido decreto não fossem modificadas por um eventual decreto específico para um determinado ano.

O Decreto Lei N° 6.558 de 08/09/2008 determina:

Fica instituída a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte.

Para verificar se uma determinada instalação do SAGE foi afetada pela execução do instala_tz anterior a versão 2.0, deve-se executar o comando:

zdump -v Brazil/East

Se for exibida uma lista completa de datas e horários, que inclua desde o ano de 1994 (criação do SAGE) até o ano de 2038, como por exemplo uma programação desde o ano de 1901 até o ano de 2038 ou 2499, nesse caso não será necessária a execução do instala_tz 2.0. Contudo, se for exibida uma lista com apenas um determinado par de anos referentes a uma entra/saída de um horário de verão, então a execução do instala_tz 2.0 será mandatória.

Problema 2

O segundo dos problemas, refere-se apenas às instalações com CentOs 6.x.

Quando ocorria o término do horário de verão, a volta do fuso horário da máquina de GMT-2 para GMT-3 não ocorria corretamente e a máquina era indevidamente colocada com o fuso GMT-0, causando um erro de 3 horas na conversão de horário UTC para horário local.

Execução do instala_tz 2.0

O procedimento instala_tz 2.0 não solicita que o usuário defina as datas e horários de entrada e saída de horário de verão. Ele somente permite ao usuário carregar/restaurar uma lista completa de datas e horários de entrada e saída de horário de verão desde 1994 até 2038, e também determinar se o procedimento de entrada e saída de horário de verão será habilitado ou desabilitado. A desabilitação deve ser feita no caso dos estados brasileiros que não participam do horário de verão.

A lista acima referida encontra-se no arquivo ASCII $SAGE/drivers/SageBrazil.zic. O instala_tz somente precisará ser executado novamente, caso o governo brasileiro publique um novo decreto lei para um ano específico, que altere o disposto no Decreto Lei N° 6.558.

Nesse caso, o usuário poderá alterar por conta própria o arquivo SageBrazil.zic ou solicitar ao CEPEL a nova versão deste arquivo.

Patch

patch_instala_tz_2.0.tar.gz

 

Para maiores informações, entre em contato com o serviço de suporte do SAGE.