UPDATE 22-8

Caros Usuários,

Devido à proximidade da data determinada para início do horário brasileiro de verão 2010-2011, ao teor de algumas consultas recebidas pelo nosso suporte-sage, e à recente disponibilização do update intermediário 22-8, contendo algumas melhorias relativas a este tema nos protocolos IEC/60870-5-101 e IEC/60870-5-104, entendemos que seria oportuno publicar este Boletim para enfatizar essas melhorias do update 22-8 e, também, oferecer orientações gerais sobre os itens de configuração no SAGE pertinentes ao funcionamento dentro e fora do horário de verão.


Considerações:

1) Configuração do horário de verão para o sistema operacional do SAGE

  • Deve ser configurado anualmente, utilizando-se como super-usuário o comando “instala_tz” no diretório $SAGE/drivers. O comando pode ser executado a qualquer tempo, preferencialmente com uma boa antecedência (por exemplo, algumas semanas antes da data-hora de entrada no horário de verão), pois é necessário reinicializar o sistema operacional em qualquer momento após a execução do comando. O comando pode ser dado também durante a vigência do horário.
  • Nas localidades onde não é praticado o horário de verão, o comando também deve ser dado, pois este procedimento garante que o sistema não entrará automaticamente em horário de verão. Nesse caso, deve-se responder com "NÃO" à pergunta "Configura o horário de verão?".

2) Time-tags nos protocolos de comunicação para acerto de hora e classificar eventos

2.1) Protocolos TASE.2/ICCP e IEC/61850

  • Nesses protocolos não existe acerto de hora. Ambos os sistemas (SAGE e UAC/sistema remoto) devem se sincronizar de forma independente, preferencialmente a partir de fontes baseadas em GPS.
  • As normas desses protocolos determinam que a referência horária a ser usada nos time-tags deve ser a UTC (Universal Time Coordinated) ou GMT (Greenwich Mean Time), sem offset algum aplicado aos time-tags, devido ao fuso horário onde os sistemas se encontram.
  • Isso significa dizer que não há alteração alguma do horário reportado no protocolo antes e após as transições de entrada e saída do horário de verão e, portanto, nenhum tipo de configuração é necessária no SAGE ou sistema remoto para se efetuar qualquer tipo de correção, independente dos fusos horários onde se encontram o SAGE e a UAC/sistema remoto.

2.2) Protocolo DNP V3.0

  • Nesse protocolo existe acerto de hora, solicitado pelo slave. Como slave, o SAGE despreza as mensagens de acerto de hora que recebe. Como master, o SAGE envia mensagens de acerto de hora, mas a UAC/sistema remoto pode ajustar, ou não, a sua data-hora de acordo com a mensagem.
  • A norma original deste protocolo não determina se a referência horária a ser usada nos time-tags deve ser baseada em UTC/GMT (não é alterada em horário de verão) ou no horário local (pode ser alterada no horário de verão), com ou sem offset de fuso horário. No caso de opção por reporte com referência na hora local, o formato do time-tag não informa se aquele horário está dentro ou fora do horário de verão.
  • Em função dessas alternativas, para que o SAGE possa se adequar ao esquema utilizado pela UAC/sistema remoto, é importante conhecer o seu comportamento. Esse comportamento pode ser definido respondendo-se às seguintes perguntas:

    • pergunta 1: A UAC/sistema remoto atualiza a sua referência horária a partir da mensagem de acerto de hora recebida no protocolo? Em caso positivo, as perguntas seguintes não são necessárias.

    • pergunta 2: Em caso negativo, a UAC/sistema remoto utiliza referência de hora local, que transiciona em horário de verão, ou utiliza referência fixa UTC/GMT?

    • pergunta 3: No caso de referência local, qual o offsetBR entre o fuso horário usado nos reportes pela UAC/sistema remoto e o fuso horário do SAGE (fora do horário de verão)? No caso de referência fixa UTC/GMT, qual o fusoGMT da UAC/sistema remoto?

    • exemplo1: UAC reporta horário de Manaus (fusoGMT-4) e SAGE em Brasília (GMT-3) => -4 - -3 = -1 : o offsetBR é -1

    • exemplo2: UAC reporta horário de Brasília (fusoGMT-3) e SAGE em Manaus (GMT-4) => -3 - -4 = +1 : o offsetBR é +1

    • exemplo3: UAC reporta horário GMT (fusoGMT 0) e SAGE em Brasília (GMT-3) => 0 - -3 = +3 : o offsetBR é +3 2.3)

2.3) Protocolo IEC/60870-4-104

  • Neste protocolo existe acerto de hora, enviado espontaneamente pelo master. Como slave, o SAGE despreza as mensagens de acerto de hora que recebe. Como master, o SAGE envia mensagens de acerto de hora, mas a UAC/sistema remoto pode ajustar, ou não, a sua data-hora de acordo com a mensagem.
  • A norma original deste protocolo não é explícita quanto à utilização de uma determinada referência horária, mas admite explicitamente a utilização da referência de hora local como válida, porque o time-tag informa se aquele horário está dentro ou fora do horário de verão (flag SU do formato CP56Time2a). Neste protocolo, o SAGE adota a referência da hora local que transiciona no horário de verão.
  • Até a presente data, nenhuma alternativa de configuração estava disponibilizada no SAGE para efetuar ajustes na codificação e decodificação dos time-tags deste protocolo. A partir do update 22-8, estão disponíveis recursos de configuração que permitem ao SAGE master efetuar correções no time-tag recebido. Isto ocorre quando a informação recebida no flag SU diverge da condição de funcionamento do SAGE, dentro ou fora do horário de verão. Também foi disponibilizado um item de configuração que permite estabelecer o offsetBR entre a hora do SAGE e a hora utilizada pela UAC/sistema remoto.
  • Pelo fato da referência horária não ser explicita na norma, as alternativas de configuração no SAGE são semelhantes às que existem para o DNP3, e, adicionalmente, em função da existência do flag SU, o comportamento da UAC/sistema remoto deve ser definido respondendo-se a mais uma pergunta em adição às que foram listadas acima para o protocolo DNP3:

    • pergunta 4: se UAC/sistema remoto utiliza referência de hora local, que transiciona em horário de verão, ela informa a entrada e saída do horário de verão no flag SU do time-tag (no formato CP56Time2a)?

2.4) Protocolo IEC/60870-5-101

  • Se a UAC/sistema remoto utiliza o formato absoluto CP56Time2a para os time-tags, este protocolo torna-se idêntico ao IEC/60870-5-104. Se utiliza o formato relativo CP24Time2a, não há necessidade de configuração específica, tal como nos protocolos TASE.2/ICCP e IEC/61850.

3) Configuração da comunicação com a UAC/sistema remoto em CNF.CONFIG

A partir das respostas para as 3 ou 4 perguntas formuladas anteriormente, a configuração do SAGE para comunicação com uma determinada UAC/sistema remoto deve ser configurada. O protocolo DNP3 oferece 3 alternativas de configuração e os protocolos IEC/60870-5-104 e IEC/60870-5-101 oferecem 4 alternativas de configuração.

3.1) Protocolo DNP V3.0

Resposta1Resposta2Resposta3Configuração
sim --- --- TZBR= 0
não local offsetBR TZBR= offsetBR
não gmt fusoGMT TZGM= fusoGMT


3.2) Protocolos IEC/60870-5-101 e IEC/60870-5-104

  • O token TZBR e o indicador M do token INVAL foram disponibilizados no update 22-8. Em versões anteriores do SAGE, os valores do offsetBR e do indicador M do token INVAL são sempre zero.
Resposta1Resposta2Resposta3Resposta4Configuração
sim --- --- TZBR= 0 INVAL-M= 0
não local offsetBR TZBR= offsetBR INVAL-M= 1
não local offsetBR TZBR= offsetBR INVAL-M= 0
não gmt offsetBR TZBR= offsetBR INVAL-M= 1

 

 

Para maiores informações, entre em contato com o serviço de suporte do SAGE.