UPDATE 21

Neste update destacamos:

1) Novas funcionalidades disponíveis na interface gráfica

  • Seleção de identificadores da Base Fonte de PAS, PDS, CGS, LTR, RAM a partir do SigDraw.
  • Escolha de emissão de sons de alarmes em console local ou em painel mímico global através do VisorAcesso, e gerenciamento dessa emissão através dos Visores de Telas e de Alarmes.
  • Melhoria na interface do Visor de Processos.
  • Individualização de opções de intertravamento no diálogo de anotação do VisorTelas.

2) Melhorias na Gerência de Controle de Distribuído (GCD)

  • Melhoria na comunicação entre os GCD.
  • Melhorias no sistema de detecção de quedas e reativação de processos.
  • Simplificação da interface do gcd-shell.

3) Melhorias na Gerência da Base Histórica (GBH)

  • A partir da versão 10 do GBH foi incorporado o banco de dados PI da OSIsoft ao conjunto de bancos de dados compatíveis com o historiador do SAGE. Para fazer o upgrade, todo usuário que utiliza o historiador do SAGE integrado a bancos de dados Oracle, Postgresql ou Informix deve seguir as instruções contidas nas “observações para instalação” das “Notas de Atualização” deste update.

4) Novas funcionalidades SCADA e de Comunicação de Dados

  • Disponibilização no SAGE – SCADA (ex: sistemas de automação das SE) de dados do Estimador de Estados ativo em um SAGE – EMS remoto (ex: sistema do COS).
  • Incorporação dos filtros para agrupamento de proteções conforme requisitos do capítulo 8 do documento publicado pelo ONS "Procedimentos de Rede - Submódulo 2.7 - Revisão 1.0".
  • Incorporação de elementos da versão 2 da norma IEC/61850 ao conversor I61850 do SAGE.

5) Novas funcionalidades do Controle Automático de Geração

A nova versão do CAG suporta o processamento multi-áreas, sendo estas definidas previamente na base de dados. Esta versão contempla também o processamento de despacho de geração por unidade de despacho (UDE). Uma UDE pode representar o controle individual (uma UGE) ou o controle conjunto (duas ou mais UGE´s). Estas alterações implicam em significativas alterações na base de dados e em telas, sendo recomendável o contato com a equipe de suporte e desenvolvimento do SAGE para maiores esclarecimentos antes da instalação deste update nas máquinas de produção.

6) Atenção - Itens descontinuados

Chamamos a atenção para o fato de que este update contém a última atualização do SAGE compatível com a versão 5.6 do sistema operacional SunOS. Nos próximos updates esse sistema operacional será suportado apenas a partir da sua versão 5.8.

A partir da versão disponível neste update, torna-se mandatória a atualização para o banco de dados Postgresql 8, caso a plataforma seja utilizada do modo de estudos do EMS. O gerenciamento de casos de estudos não é mais suportado na versão 7 do Postgresql

 

Para maiores informações, entre em contato com o serviço de suporte do SAGE.